POESIA EM ITALIANO
IRMINSUL (2014)
“Irminsul”, palavra cunhada em antigo saxão, significa literalmente “grande pilastra”; trata-se de um símbolo que representa, mais do que a união, o próprio sustentáculo entre céu e terra - é um arquétipo do axis mundi, tal como o foram as árvores sagradas da mitologia nórdica e como costuma ser, para todo indivíduo, sua língua-mãe. Pois em Irminsul (2014), Marco Lucchesi, poeta de nacionalidade ítalo-brasileira – filho de pais italianos emigrados para o Brasil – realiza uma grande homenagem aos seus, reunindo no volume sua premiada poesia em língua italiana. A delicada antologia, revisada pelo próprio autor, é formada pelos títulos Il Farmacista (inédito), Poesie (1999), Hyades (2004), La Gioia Del Dolor (inédito), Sonetti Marinisti (inédito) e Lucca Dentro (2002).
HYADES (2004)
Marco Lucchesi é um poeta de nacionalidade ítalo-brasileira, com amplo domínio de uma vasta pletora de línguas. Filho de pais italianos emigrados para o Brasil, em Hyades (2004), Lucchesi contempla seu terceiro volume de poemas em língua italiana, publicados diretamente em solo italiano. Hyades foi incluso, posteriormente, na ampla antologia Irminsul (2014).
LUCCA DENTRO: POESIE (2002)
Marco Lucchesi é um poeta de nacionalidade ítalo-brasileira, com amplo domínio de uma vasta pletora de línguas. Filho de pais italianos emigrados para o Brasil, em Lucca dentro: poesie (2002), Lucchesi contempla seu segundo volume de poemas em língua italiana, publicados diretamente em solo italiano. Lucca dentro: poesie foi incluso, posteriormente, na ampla antologia Irminsul (2014).
Marco Lucchesi é um poeta de nacionalidade ítalo-brasileira, com amplo domínio de uma vasta pletora de línguas. Filho de pais italianos emigrados para o Brasil, em Poesie (1999), Lucchesi realiza sua estreia na poesia italiana, com uma coleção de delicados poemas publicados diretamente em solo italiano. Poesie foi contemplado com os prêmios Cilento, em 1999, e Marcello Binacchin, em 2000. Seus poemas foram inclusos, posteriormente, na ampla antologia Irminsul (2014).